Avaliação para Compreender as Dificuldades de Leitura e Escrita

Durante a escolaridade, é esperado que a criança passe pela etapa da alfabetização (aprendizagem do mecanismo de leitura e de escrita) e, posteriormente, pela etapa da literacia (desenvolvimento contínuo das suas competências de leitura e escrita). Contudo, estes processos de aprendizagem nem sempre decorrem de forma harmoniosa em todas as crianças/jovens, podendo ocorrer dificuldades ao nível da leitura e/ou da escrita que requerem uma avaliação e intervenção especializada.



O Processo de Leitura e Escrita


Ler e escrever são capacidades com importância central na vida das pessoas. Permitem funcionalidade em diversas situações do quotidiano, como ler notícias, preencher documentos e enviar mensagens escritas. São também formas muito eficientes de adquirir conhecimento. Como tal, têm um importante papel na aprendizagem escolar, podendo ter impacto nas diferentes disciplinares escolares.


Existem diversos fatores que podem levar à ocorrência de dificuldades na leitura e na escrita, sendo que estas co-ocorrem frequentemente com alterações nas seguintes competências:

  • Desenvolvimento intelectual e das funções executivas;
  • Desenvolvimento emocional;
  • Processamento auditivo e/ou visual;
  • Linguagem oral (expressão, compreensão e consciência linguística);
  • Motricidade fina e noção espacial;
  • Cálculo mental e outras competências numéricas.



Sinais de Alerta


  • Dificuldades na aquisição ou automatização da leitura e/ou da escrita;
  • Dificuldade em nomear as letras e/ou em associá-las aos respetivos sons;
  • Leitura lenta, silabada, hesitante e/ou com ocorrência de trocas de letras;
  • Dificuldade em compreender/retirar o conteúdo da informação lida, quer de palavras, frases e/ou textos.
  • Palavras escritas com trocas na relação som/letra (ex.: V-F; D-T; B-P; CH-S; J-Z; L-R; NH-LH; P-T);
  • Junção ou separação indevida de palavras nas frases;
  • Dificuldade em escrever frases e/ou textos expandidos e organizados.
  • Baixo rendimento escolar.




Avaliação para Compreender as Dificuldades na Leitura e na Escrita


No Consultório Espaço Crescer, a criança poderá realizar uma avaliação específica, desenvolvida por uma Terapeuta da Fala com formação especializada e experiência na área, no sentido de se compreender a origem das dificuldades apresentadas ao nível da leitura e da escrita e, assim, se orientar a família sobre a intervenção mais adequada. Se aplicável, pode ser concluído o diagnóstico e realizada uma intervenção específica em Terapia da Fala. Sempre que necessário, é sugerido o encaminhamento para outras valências, de acordo com as necessidades individuais de cada criança.


Vários estudos concluíram que uma identificação e compreensão efetivas das dificuldades da criança, assim como uma intervenção precoce e adequada, terão um impacto crucial e significativamente positivo no seu prognóstico evolutivo, tendo em conta que existem períodos críticos para o desenvolvimento destas competências.quando da presença de um destes sinais de alerta, importa realizar uma Avaliação para Despiste de Dislexia.


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